A ferramenta Ocomon (Monitor de Ocorrências e Inventário de equipamentos de Informática), é uma aplicação web, desenvolvida em PHP com banco de dados Mysql, sob a licença GPL.
A ferramenta Ocomon possibilita ao Gerende de Redes controlar o material de informática existente, além ser um Help Desk para o ambiente a ser gerenciado, possibilitando ainda, manter o histórico as chamadas e ou serviços realizados na área de TI.
Segundo consta do site desta ferramenta, com a mesma instalada e configurada é possível responder questões como:
- volume de chamados por período;
- tempo médio de resposta e solução para os chamados;
- percentual de chamados atendidos e resolvidos dentro do SLA;
- tempo dos chamados decomposto em cada status de atendimento;
- usuários mais ativos;
- principais problemas;
- reincidência de chamados por equipamento;
- estado real do parque de equipamentos;
- como e onde estão distribuídos os equipamentos;
- vencimento das garantias dos equipamentos; além de uma série;
- outras questões pertinentes à gerência pró-ativa do setor de suporte.
O Ocomon tem sua utilização baseada em dois módulos principais:
- Módulo de Ocorrências; e
- Módulo de Inventário.
Principais funções do módulo de ocorrências:
- abertura de chamados de suporte por área de competência;
- vínculo do chamado com a etiqueta de patrimônio do equipamento;
- busca rápida de informações referentes ao equipamento(configuração, localização, histórico de chamados, garantia..) no momento da abertura do chamado;
- envio automático de e-mail para as áreas de competência;
- acompanhamento do andamento do processo de atendimento das ocorrências;
- encerramento das ocorrências;
- controle de horas válidas;
- definições de níveis de prioridades para os setores da empresa;
- gerenciamento de tempo de resposta baseado nas definições de prioridades dos setores;
- gerenciamento de tempo de solução baseado nas definições de categorias de problemas;
- controle de dependências para o andamento do chamado;
- base de conhecimento;
- consultas personalizadas;
- relatórios gerenciais;
- controle de SLAs;
Principais funções do módulo de inventário:
- cadastro detalhado das informações (configuração) de hardware do equipamento;
- cadastro de informações contábeis do equipamento (valor, centro de custo,localização, reitoria, fornecedor..);
- cadastro de modelos de configuração para carga rápida de informações de novos equipamentos;
- cadastro de documentações relacionadas aos equipamentos (manuais, termos de garantia, mídias..);
- controle de garantias dos equipamentos;
- histórico de mudanças (de localidades) dos equipamentos;
- controle de licenças de softwares;
- busca rápida das informações de chamados de suporte para o equipamento;
- busca rápida de informações dos equipamentos;
- buscas por histórico de mudanças (localização);
- consultas personalizadas;
- estatísticas técnicas e gerenciais do parque de equipamentos;
- relatórios gerenciais;
Consideraçoes básicas entre a ferramenta Ocomon e a CACIC – Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais
A ferramenta CACIC, como o próprio nome define, realiza a coleta, de forma automática, das informaçoes computacionais existentes no ambiente gerenciado pela mesma, como: definições de hardware (marca da placa mãe, quantidade de memória instalada, dentre outras informações), endereço IP, alterações de hardware dos clientes (caso ocorra, informa, via e-mail, ao administrador da rede), porcentagem do disco rígido usada bem como o número de partições existentes.
A ferramenta Ocomon, além de possibilitar o controle dos equipamentos, mediante cadastro, e desta forma é possívrel um controle mais detalhado, como: fornecedor do equipamento, Nota Fiscal, Controle da garantia do equipamento, Local onde o equipamento está insponibilizado, dentre outras funcionalidades, permite também o cadastramento de chamadas de Helpdesk e posteriomente analisar o histórico destas chamadas para que se possa, por exemplo, verificar se determinado equipamento é viável para o ambiente ou se os custos de manutenção com o mesmo compensam a sua recuperação e disponibilidade no ambiente novamente.
Particularmente, pode-se trabalhar com as duas ferramentas, visto que uma supre determinada funcionalidade ausente na outra.
Link: http://ocomonphp.sourceforge.net/
Screenshot: http://ocomonphp.sourceforge.net/screens.php
::Eba !!! Acabaram-se meus problemas !!! Veleu Jonas !!!
Ae Jonas agora tu arrochow brother….valeu pela inf@
gostaria de saber se esse programa possui backup para que eu possa fazer quando estiver usando o mesmoo.
O que vc tem q fazer é um backup do banco de dados.
Mano gostei do aplicativo como ter acesso disso. De modo esperimental
Aplicativos gratuitos, é so baixar e usar..