Ocomon Help-Desk e Inventário de Equipamentos de Informática – GPL

A ferramenta Ocomon (Monitor de Ocorrências e Inventário de equipamentos de Informática), é uma aplicação web, desenvolvida em PHP com banco de dados Mysql, sob a licença GPL.

A ferramenta Ocomon possibilita ao Gerende de Redes controlar o material de informática existente, além ser um Help Desk para o ambiente a ser gerenciado, possibilitando ainda, manter o histórico as chamadas e ou serviços realizados na área de TI.

Segundo consta do site desta ferramenta, com a mesma instalada e configurada é possível responder questões como:

  • volume de chamados por período;
  • tempo médio de resposta e solução para os chamados;
  • percentual de chamados atendidos e resolvidos dentro do SLA;
  • tempo dos chamados decomposto em cada status de atendimento;
  • usuários mais ativos;
  • principais problemas;
  • reincidência de chamados por equipamento;
  • estado real do parque de equipamentos;
  • como e onde estão distribuídos os equipamentos;
  • vencimento das garantias dos equipamentos; além de uma série;
  • outras questões pertinentes à gerência pró-ativa do setor de suporte.

O Ocomon tem sua utilização baseada em dois módulos principais:

  • Módulo de Ocorrências; e
  • Módulo de Inventário.

Principais funções do módulo de ocorrências:

  • abertura de chamados de suporte por área de competência;
  • vínculo do chamado com a etiqueta de patrimônio do equipamento;
  • busca rápida de informações referentes ao equipamento(configuração, localização, histórico de chamados, garantia..) no momento da abertura do chamado;
  • envio automático de e-mail para as áreas de competência;
  • acompanhamento do andamento do processo de atendimento das ocorrências;
  • encerramento das ocorrências;
  • controle de horas válidas;
  • definições de níveis de prioridades para os setores da empresa;
  • gerenciamento de tempo de resposta baseado nas definições de prioridades dos setores;
  • gerenciamento de tempo de solução baseado nas definições de categorias de problemas;
  • controle de dependências para o andamento do chamado;
  • base de conhecimento;
  • consultas personalizadas;
  • relatórios gerenciais;
  • controle de SLAs;

Principais funções do módulo de inventário:

  • cadastro detalhado das informações (configuração) de hardware do equipamento;
  • cadastro de informações contábeis do equipamento (valor, centro de custo,localização, reitoria, fornecedor..);
  • cadastro de modelos de configuração para carga rápida de informações de novos equipamentos;
  • cadastro de documentações relacionadas aos equipamentos (manuais, termos de garantia, mídias..);
  • controle de garantias dos equipamentos;
  • histórico de mudanças (de localidades) dos equipamentos;
  • controle de licenças de softwares;
  • busca rápida das informações de chamados de suporte para o equipamento;
  • busca rápida de informações dos equipamentos;
  • buscas por histórico de mudanças (localização);
  • consultas personalizadas;
  • estatísticas técnicas e gerenciais do parque de equipamentos;
  • relatórios gerenciais;

Consideraçoes básicas entre a ferramenta Ocomon e a CACIC  – Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais

A ferramenta CACIC, como o próprio nome define, realiza a coleta, de forma automática, das informaçoes computacionais existentes no ambiente gerenciado pela mesma, como: definições de hardware (marca da placa mãe, quantidade de memória instalada, dentre outras informações), endereço IP, alterações de hardware dos clientes (caso ocorra, informa, via e-mail, ao administrador da rede), porcentagem do disco rígido usada bem como o número de partições existentes.

A ferramenta Ocomon, além de possibilitar o controle dos equipamentos, mediante cadastro, e desta forma é possívrel um controle mais detalhado, como: fornecedor do equipamento, Nota Fiscal, Controle da garantia do equipamento, Local onde o equipamento está insponibilizado, dentre outras funcionalidades, permite também o cadastramento de chamadas de Helpdesk e posteriomente analisar o histórico destas chamadas para que se possa, por exemplo, verificar se determinado equipamento é viável para o ambiente ou se os custos de manutenção com o mesmo compensam a sua recuperação e disponibilidade no ambiente novamente.

Particularmente, pode-se trabalhar com as duas ferramentas, visto que uma supre determinada funcionalidade ausente na outra.

Link: http://ocomonphp.sourceforge.net/

Screenshot: http://ocomonphp.sourceforge.net/screens.php 

Demo: http://softwarelivre.unilasalle.edu.br/ocomon_demo 

6 thoughts to “Ocomon Help-Desk e Inventário de Equipamentos de Informática – GPL”

  1. gostaria de saber se esse programa possui backup para que eu possa fazer quando estiver usando o mesmoo.

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