Recentemente um cliente solicitou uma solução para estender seu acesso à Internet em de sua principal para um anexo, o que ele chamou de jardim-office, que nada mais é que um espaço separado da casa principal, cerca de uns 90 metros.
Havia um roteador sem fio na casa principal, mas o sinal chegava fraquíssimo no jardim-office que possuía muros e paredes com vidro.
O lançamento de um cabo UTP do roteador para os equipamentos do anexo teria sido tecnicamente a melhor solução, mas considerando que isso envolveria passagem de canaletas ou eletrodutos que influenciaria diretamente na estética do ambiente e caso a opção fosse utilizar dutos subterrâneos o custo para escavação elevaria o valor do projeto, esta solução foi descartada.
Uma opção mais barata seria a de instalar um ponto de acesso sem fio externo ao lado da casa com a antena direcionada ao anexo, mas, dada a construção do anexo (paredes duplas de tijolos) não havia a chance de que a intensidade do sinal dentro da anexo fosse confiável.
Wireless Bridge
Outra opção sem fio teria sido a de criar uma ponte (bridge) entre a casa principal e um anexo, como mostrado no diagrama abaixo:
Esta opção também teria sido uma boa solução, mas isto envolveria custos significativos em termos de equipamentos e mão de obra na montagem dos dispositivos externos.
Vale destacar que quando se deseja interligar pontos que estão até 10 km um do outro, Wireless Bridger é de fato uma excelente solução de baixo custo para fornecer serviços de telecomunicações e internet.
HomePlug
Na verdade, a solução de bridge teria sido a solução preferida, mas para o fato de que havia uma conexão elétrica de alimentação ligando o anexo à casa principal, isso nos permitiu usar a rede de cabeamento elétrico existente para fornecer acesso à internet no jardim-office por cerca de R$ 100,00.
Esta solução é conhecida como HomePlug (ou Powerlan).
Uma solução HomePlug é composta por pelo menos dois adaptadores de rede: um adaptador primário e até 15 adaptadores escravos.
O adaptador primário se conecta através de um cabo de rede a uma das portas Ethernet na parte de trás do roteador existente. Ele também se conecta a uma tomada elétrica de alimentação. Os adaptadores escravos são ligados à rede elétrica nas áreas onde o acesso à rede é necessário.
Existem diferentes tipos de adaptadores escravo. Para o anexo optamos por um adaptador escravo que combinava as funções de um ponto de acesso sem fios e portas ethernet, facilmente encontrado nos sites chineses como o aliexpress e dealextreme (Tenda PW201A, GEEYA H25C1 e outros).
Isso proporcionou o acesso sem fio ao anexo juntamente com a capacidade de conectar dispositivo com fio, como uma impressora ou um PC por exemplo. O diagrama abaixo mostra a solução que foi implementada para cliente
Nos últimos anos, dispositivos HomePlug aumentaram sua velocidade e faixa sobre a qual eles operam de modo que atualmente eles podem suportar serviços de dados intensivos, como streaming de vídeo e jogos.
HomePlug nunca vai ser capaz de vencer a velocidade ou a segurança de uma conexão direta via cabo ou a conveniência de uma conexão sem fio padrão. No entanto, em casa ou no escritório onde a instalação de cabeamento seria muito caro ou complicado de implementar, HomePlug deve ser considerado como uma alternativa viável.
Mais um cliente satisfeito!