Checklist para um projeto Web Profissional

Você costuma fazer um checklist de seus projetos antes de começar?

O Walmar Andrade publicou uma extensa lista do que é necessário fazer na hora de colocar por exemplo um Blog profissional no ar.

Sei que o meu não esta atendendo muitos dos requisitos, mas estou me esforçando para criar coragem e atualizar tudo por aqui.

No mais segue a compilação das dicas do Walmar, que facilmente podem ser aplicadas a quaqluer projeto, seja ele um blog, um site institucional, um portal, etc…

Navegação e estrutura

  1. Há uma página apresentando o autor do blog?
  2. É fácil entrar em contato com o autor?
  3. Existe uma página de fácil navegação com os Arquivos do blog?
  4. Existe um mapa do site?
  5. Os links no texto são facilmente identificáveis?
  6. Os links já visitados são facilmente identificáveis?
  7. O mecanismo de busca funciona bem?
  8. A caixa de busca fica próxima ao canto superior direito?
  9. A assinatura dos feeds está bem destacada?
  10. O link para os feeds dos comentários é destacado?
  11. Há feeds por categorias ou por autor?
  12. O link para ler o restante do texto na home está destacado?
  13. A paginação para posts anteriores está fácil?
  14. Existem links quebrados ou funcionalidades com defeito?
  15. O blog foi testado em vários navegadores e sistemas operacionais?
  16. Há uma versão para dispositivos móveis?
  17. Há uma versão para navegadores ledores de tela?
  18. Há uma maneira de o usuário com ledor de telas pular direto para o conteúdo?
  19. Existem teclas de atalho para o menu?
  20. O tabindex segue uma ordem lógica?
  21. O usuário é capaz de identificar em que seção do blog está?
  22. O usuário consegue voltar e desfazer ações?
  23. As páginas seguem um padrão, mantendo a consistência?
  24. As mensagens de erro sugerem a solução?

Independência

  1. O blog tem um domínio próprio?
  2. O visual é exclusivo?
  3. O conteúdo é original?
  4. O servidor aguenta a quantidade de acessos?
  5. A velocidade de acesso é boa?

Conteúdo

  1. Há uma freqüência de atualização definida e seguida?
  2. As letras possuem um bom tamanho de pelo menos 12 pixels?
  3. O contraste das letras com a cor de fundo é bom?
  4. É possível redimensionar o tamanho das letras?
  5. É possível copiar e colar o conteúdo?
  6. Os artigos têm em média 400 palavras?
  7. O feed completo é disponibilizado?
  8. Existe uma página explicando como o conteúdo pode ser usado?
  9. A quantidade de assinantes de feeds está sendo exibida?
  10. As palavras-chaves ficam destacadas em negrito?
  11. Os parágrafos possuem espaçamento entre eles?
  12. Elementos como lista, citações e imagens estão bem formatados?
  13. Há erros de português?
  14. As frases são curtas?
  15. As palavras-chaves estão aparecendo no texto e no título?
  16. O título desperta a curiosidade do leitor?
  17. As frases são escritas em ordem direta?
  18. O conceito de uma idéia por parágrafo é respeitado?
  19. Os entretítulos são usados para dividir o texto?
  20. É possível visualizar a quantidade de comentários?
  21. Os comentários ficam separados dos trackbacks?
  22. Os pings do próprio blog estão excluídos dos comentários?
  23. Termos muito extensos estão tendo a “quebra” forçada nos comentários?
  24. Os spams de comentários estão sendo barrados com eficiência?
  25. Existe uma lista com os artigos mais acessados?
  26. As categorias estão bem divididas?
  27. As imagens possuem legendas e o atributo alt?
  28. Os posts estão sendo classificados com tags?
  29. As tags menores são legíveis?
  30. Há uma lista de posts relacionados?
  31. De um post é fácil navegar para outros sem voltar à home?
  32. O site fala a linguagem do usuário?

SEO

  1. O robots.txt está configurado?
  2. Cada página e cada post possui meta tags de descrição e palavras-chaves específicas?
  3. Está sendo elaborado um sitemap em XML?
  4. O site está cadastrado no Google Webmaster Tools?
  5. O código é válido e otimizado?
  6. Páginas de categorias, tags e demais índices estão com a indexação barrada?
  7. Os links internos para outros posts estão aparecendo?
  8. Há vazamento para links sem importância?
  9. O PageRank tem evoluído?
  10. Há um mecanismo de acompanhamento das estatísticas?
  11. A quantidade de links recebidos é boa?
  12. Os anúncios são contextualizados?
  13. É possível distinguir o que é anúncio do que é conteúdo do blog?
  14. As taxas de retorno são boas?
  15. Há uma página do tipo “Anuncie”?

Compartilhamento

  1. Existem links diretos para cada post?
  2. Os links diretos estão em formato amigável?
  3. É possível enviar o post por e-mail?
  4. É possível indicar o site para um amigo?
  5. É possível imprimir o post em um formato amigável?
  6. Os links ficam visíveis no post impresso?
  7. É possível baixar o post em PDF?
  8. Há um Blogroll?
  9. As pessoas que linkam para o blog são retribuídas?
  10. Há links para compartilhar o post em redes sociais?
  11. O blog dá trackbacks e o autor comenta em outros blogs?
  12. Os posts são inseridos em redes sociais?
  13. O blog se espalha por outras redes (BlogBlogs, Orkut, Twitter) e isso é demonstrado no site?

Publicidade e monetização

  1. Há equilíbrio entre a necessidade de rentabilizar o blog e os interesses dos leitores?
  2. Há publicidade excessiva no meio do texto?
  3. Os usuários são notificados sobre posts patrocinados?
  4. Os links de publicidade são diferenciados dos links normais?
  5. A inserção de publicidade no post é fácil na hora de escrever?
  6. Há publicidade em excesso nos feeds?

Comentários

  1. É possível assinar os feeds dos comentários de um post?
  2. É possível acompanhar por e-mail novos comentários em um post que o leitor comentou?
  3. Os links dos sites das pessoas que comentam estão com nofollow?
  4. Há um link direto para cada comentário?
  5. Está clara a hora e a data do comentário?
  6. O avatar de quem comenta está funcionando?
  7. Listas de comentários muito extensas estão com paginação?
  8. Os comentários mais recentes ou quem mais comenta são exibidos?
  9. É fácil responder quem comentou e a resposta ir por e-mail e ficar no blog?
  10. Os comentários do autor do blog são diferenciados dos demais?

Segurança

  1. O gerenciador de conteúdo está com a versão mais atualizada?
  2. Os plugins estão atualizados?
  3. O usuário admin foi excluído e criado um novo com status de administrador?
  4. Está sendo feito um backup periódico do banco de dados e dos arquivos?
  5. A senha do administrador é única e exclusiva para o blog?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *