Vários amigos sempre nos perguntam sobre as ferramentas que utilizamos em nossas viagens. Bem, já faz alguns anos que venho utilizando diversas soluções para organizar melhor os roteiros, alguma coisa que vá além do Google Maps.
Algo que não abro mão é sempre fazer viagens contando com o auxílio de GPS. Com toda a certeza este é um investimento que vale a pena ser feito. O GPS ajuda muito, principalmente em cidades grandes ou em locais que você nunca visitou e não tenha nem noção para que direção seguir, além disso, os mapas funcionam offline, sem necessidade de conexão a internet. Sei que o Google Maps também permite baixar um quadrante do mapa para navegar offline, mas não é a mesma coisa de um produto exclusivo para essa finalidade.
Mesmo que ele não te indique a melhor rota, o GPS te levará ao destino de uma forma muito mais fácil, tranquila e rápida do que se você estivesse usando os mapas convencionais e perguntando para todo mundo por onde você deve ir.
Os aparelhos da marca Garmin sempre são as melhores opções, pois muitos dos mapas disponíveis gratuitamente na internet são compatíveis com esta marca. Eu pessoalmente ainda não tenho um aparelho dessa marca, mas nesse link você tem detalhes de como funcionam.
Porém existem alternativas “gratuitas” que funcionam muito bem em smartphones, tablets e centrais multimídia de várias marcas (Android, Windows CE e iOS). Atualmente tenho utilizado dessa forma, os aplicativos Navitel e 7 Ways Navigator, tanto no celular como na central multimídia do carro. Inclusive com atualizações constantes de mapas pelo projeto TrackSource. Futuramente vou fazer algumas postagens sobre esses GPS’s.
TripIt e o Google MyMaps
Sem dúvida, fazer planos de viagem é trabalhoso e incômodo, principalmente quando você tem que lidar com reservas encontrar confirmações em e-mails ou conversas de WhatsApp.
Uma maneira mais inteligente de fazer planos viagens é utilizando essa dupla – o TripIt e o Google MyMaps, que são dois serviços de plataforma cruzada que trazem muita conveniência ao planejamento de um itinerário. Esses aplicativos, podem ser acessados de qualquer navegador da Internet ou através de aplicativos iOS ou Android.
Estava fazendo uma postagem completa da minha visão de utilizador dessas duas ferramentas, porém, acabei encontrando um material excelente escrito pela Shan e Philip do blog Enjoy the Smart Life, detalhando em pormenores como utilizar essas duas ferramentas de forma eficiente. Com isso, vou postar aqui uma tradução do artigo (utilizando as mesmas imagens) para manter registrado nesse blog e não correr o risco de perder o conteúdo postado no Enjoy The Smart Life, vai que o site deles saia do ar…
Usando o TripIt
Enquanto procurávamos na Internet por um aplicativo / serviço de plataforma cruzada que permitisse um fácil planejamento de férias, topamos com o TripIt . Funciona em qualquer navegador Web e também possui aplicativos iOS e Android.
TripIt permite que você crie uma linha do tempo de atividades planejadas em uma viagem. Você pode criar planos para hospedagem, atividades, rotas e vôos. Usando essas funções, você pode criar um itinerário para as suas férias.
“ … O TripIt também extrai detalhes de suas confirmações de reserva … e cria com precisão esses planos para você na linha do tempo. … TripIt é capaz de extrair detalhes adicionais … [e] criar um itinerário planejado … ”
Para maior precisão no planejamento de suas férias, você pode adicionar rotas – basta fornecer o endereço de sua localização e destino esperados (por exemplo, de hotel para aeroporto) e o TripIt fornecerá rotas (a partir dos mapas do Google), bem como um tempo estimado de viagem.
Isso ajuda no planejamento do tempo que você deve sair e é realmente útil (especialmente quando você está no exterior e não tem certeza). Essas instruções podem ser para andar de bicicleta, dirigir, caminhar ou usar transporte público.
O que é surpreendente é que o TripIt também extrai detalhes de suas confirmações de reserva diretamente de sua caixa de entrada do Gmail e cria com precisão esses planos para você na linha do tempo. É inteligente o suficiente para juntar todos esses planos separados em um itinerário para suas férias / viagens.
Alternativamente, você pode encaminhar suas confirmações de reserva por e-mail para o TripIt (em plans@tripit.com) e ele irá gerar automaticamente um plano para você dentro de sua viagem. Esse recurso é incrível!
A forma como isto funciona é bastante surpreendente, porque a TripIt consegue obter detalhes adicionais sobre o seu vôo (diretamente dos terminais do aeroportos, com detalhes de chegadas e partidas e horários relevantes), alojamento (como localização, check-in e check out, números de telefone, etc.), atividades (como local, horários, etc.), reservas em restaurantes, acordos de transporte, etc.
O TripIt também é capaz de detectar “conflitos” no seu plano (quando os números de vôo ou horários se diferem, ou quando os planos entram em conflito uns com os outros). Você pode então decidir como resolver o conflito.
Usando essas ferramentas, é muito fácil criar um itinerário planejado, detalhado ou não. A melhor parte é que, uma vez que você realmente reservou a hospedagem / vôo etc., o TripIt irá mesclar os detalhes de confirmação em seus planos (incluindo números de reserva) e você terá um itinerário finalizado para referência.
Nota sobre o TripIt Pro : TripIt é um serviço gratuito e funciona bem sem ter que pagar um centavo. Mas também tem recursos “premium” que você pode pagar US$ 40 por ano – o que ajuda você a rastrear seus vôos e milhas de passageiro freqüente, entre outras coisas. Com um recurso de atualização em tempo real sempre que houver uma alteração no horário do voo ou terminal, etc., é especialmente útil. Mas, francamente, US$ 40 / ano é exorbitante e, a menos que você seja um viajante freqüente, planejando viagens de trabalho durante todo o ano, não recomendo pagar pelo serviço.
Usando o Google MyMaps
O Google MyMaps não é tão detalhado quanto o TripIt quando se trata de planejar um feriado. É útil para visualizar onde você quer ir (especialmente se for uma viagem).
Eu incluí um itinerário que foi planejado no Google MyMaps para uma viagem pela estrada na Nova Zelândia aqui como exemplo:
Uma observação no Google Trips : o Google também tem um aplicativo com funcionalidade semelhante ao TripIt, chamado Google Trips . Embora o Google Trips possa verificar automaticamente seus e-mails para criar um itinerário para você, não apresentamos o Google Trips aqui porque ele não funciona tão bem quanto o TripIt (pelo menos por enquanto).
Em primeiro lugar, o Google Trips existe apenas em um aplicativo para Android e não pode ser acessado em um navegador. Segundo, você tem menos controle granular sobre seus planos. O TripIt permite que você adicione facilmente detalhes sobre hospedagem, atividades, rotas, etc. A verificação automática de e-mails do Google Trips também (de forma surpreendente) não funciona tão bem quanto os algoritmos do TripIt.
Onde o Google Trips brilha está na integração com outros serviços do Google. Por exemplo, é muito mais intuitivo encontrar e-mails de reserva relacionados para seu voo no Google Trips. O Google Trips também tem um recurso de “guia off-line”, que faz o download de informações sobre locais de interesse, transporte, descontos, etc. relacionados à sua viagem. Se você estiver interessado nessas funcionalidades automáticas, pode conferir aqui.
O Google MyMaps é como uma extensão do Google Maps. Ele tem acesso ao banco de dados inteiro de locais, hotéis, atividades etc. do Google. Você pode pesquisar facilmente um ponto de interesse e aplicar um alfinete (chamado de “marcador”) no mapa.
Você pode, então, rotular o pino de acordo (e até mesmo alterar o ícone e a cor do pino) para fácil referências no futuro.
” … você naturalmente vai querer olhar para o Google MyMaps … quando você precisa de uma referência [visual] rápida para o seu itinerário … a natureza visual do MyMaps (que mostra convenientemente seus pontos de referência / direções) permite que você rapidamente Descubra onde você estará fazendo alguma coisa. “
Um dos recursos mais úteis é também a capacidade de criar “direções”. Com isso, você pode facilmente ver onde você está indo entre pontos de interesse e ainda medir a distância com uma simples régua.
No entanto, o Google MyMaps é limitado, pois você não pode obter rotas de GPS passo-a-passo do próprio MyMaps. Na verdade, não há link para o Google Maps para obter essas rotas. Terá de abrir manualmente o Google Maps e introduzir as direções para obter direções de GPS passo a passo, o que é um aborrecimento. Ou exportar o link e enviar pra você mesmo e abrir no Google Maps.
Não obstante, você verá que, naturalmente, você desejará olhar para o Google MyMaps sobre o TripIt quando precisar de uma referência rápida para o seu itinerário. Isso ocorre porque a natureza visual do MyMaps (que mostra convenientemente seus pontos de referência / direções) permite que você descubra rapidamente onde você estará em determinado trecho de seu itinerário.
Além disso, se você editar cada ponto de referência para indicar manualmente as datas em que pretende visitar o ponto de referência, terá uma referência rápida e fácil posteriormente.
Ao fazer o pré-planejamento, o uso do TripIt e do Google MyMaps é uma prancheta conveniente para o planejamento do “esqueleto” (ou estrutura) do seu itinerário. Com essa estrutura (que você pode mudar facilmente conforme faz mais pesquisas e mudar seus planos), você tem um ponto de referência fácil ao observar atividades e acomodações.
Isso também ajuda quando você começa a fazer suas reservas, porque é fácil voltar ao seu itinerário no TripIt ou no MyMaps para ver se você perdeu alguma coisa.
E, claro, quando você estiver de férias, as informações armazenadas off-line no TripIt serão úteis sempre que precisar de detalhes sobre seu vôo, acomodações ou atividades (convenientemente armazenadas em um só lugar!).
O uso desses serviços inteligentes economiza muito tempo e nos ajuda a garantir que não perderemos nada.
É indicado para qualquer pessoa que esteja planejando uma viagem qualquer (com um itinerário detalhado).
Quem não deveria usar isso?
Qualquer pessoa não familiarizada com o uso de aplicativos para smartphone e prefere documentos impressos.
Fonte: https://www.enjoythesmart.life/article/review-tripit-and-google-mymaps-apps-website
One thought to “Aproveitar a vida inteligentemente – Planos de viagens – TripIt e o Google MyMaps”