Papel para imprimir

Dica super útil quando se quer imprimir folhas pré-moldadas, o site Printable Paper fornece modelos de páginas de caderno quadriculados, pontilhados, caligráficos, musicais, e muito mais tudo de graça !

Basta selecionar a página (e clicar no botão de download da página carregada) para baixar o arquivo para impressão em papel sulfite tamanho A4

Link: http://www.printablepaper.net/

A Microsoft de Portugal disponibiliza também modelos similares

*** Update: 28/01/2010 ***

Outra serviço parecido e bom:

Obs. Para outros tipos calendários (que incluem feriados do mundo todo), caso vocês não estejam usando o Google Calendar, um endereço bacana é esse daqui : timeanddate

Fonte: LifeHacker

SIW – System Information for Windows

SIW é um aplicativo de informações para Windows. Executa uma análise da configuração e diagnóstico, fornecendo informações detalhadas sobre o CPU, placa mãe, chips, BIOS, PCI/AGP, dispositivos USB e ISA/PnP, memória, monitor, placa de vídeo, drives, dispositivos de CD/DVD, dispostivos SCSI, S.M.A.R.T., portas, placas de rede, impressoras, sistema operativo, programas instalados e actualizações, processos, serviços, números de série (CD keys), tempo activo do sistema, rede, etc. Exibe ainda as ligações de rede activas, senhas ocultas por trás de asteriscos, codecs instalados e muito mais.  Há já ia esquecendo, ele é freeware.

Download (1.5 MB) | Site

Eliminar espaços com PHP

A idéia é eliminar espaços extras que os usuários acabam colocando em campos nos nossos formulário, seja um simples “space”, “enter”, “tab” e outros… com esta função e com a ajuda das expressões regulares, conseguimos resolver isso de forma simples e fácil.

A função é executada em três passos:

1. Primeiro utilizamos trim que elimina espaços sobrando no início e no final da variável de dados.

2. Depois eliminar espaços duplos que pode-se ter dentro dos valores da variável

3. Por último eliminamos tabulações (\t), enter (\r) e novas linhas (\n) e substituimos por um espaço em branco.

1
2
3
4
5
6
function eliminaespaco($variavel){
         $variavel = trim($variavel);
         $variavel = preg_replace('/s(?=s)/', '', $variavel);
         $variavel = preg_replace('/[nrt]/', ' ', $variavel);
         return $variavel;
}

Simples assim. 🙂

Enciclopédia Britannica agora é gratuita

Fonte:  Encyclopedia Britannica Now Free For Bloggers

Esse é um exemplo clássico de modelo de negócio mal sucedido na internet. A Britânica que sempre foi referência em enciclipédias nunca conseguiu o mesmo sucesso na internet que suas edições de papel, acabou perdendo mercado para projetos colaborativos, como a Wikipédia.

Agora, em um movimento que busca simpatia, blogueiros podem se cadastrar no Britannica Webshare, esperar por aprovação e qualquer link partindo de um blog “credenciado” será gratuito para o leitor. Todo o resto, permanece pago. Inócuo. E ela agora também tem Twitter.

Usando o Gmail como Servidor de Backup

A idéia não é minha, porém testei e gostei, e resolvi compilar aqui os procedimentos…

How-to: Como usar o Gmail como servidor de Backup

Acredito que muita gente seja fã do Gmail, e por diversos motivos como por exemplos as diversas configurações que o mesmo permite (settings), o módulo de “chat” também é muito utilizado, sem falar na quantidade enorma de Ajax, que torna a experiência de navegação no Gmail fantástica (isso sem citar o espaço disponibilizado).

Tá chega de rasgar seda, e vamos ao que realmente importa, como que eu posso tirar o máximo proveito desses recursos? Ou como usar o Gmail como um repositório de backups?

Imaginemos o seguinte caso real:

  1. Você desenvolve aplicações web PHP/JAVA/MySql/Postgresql… para a empresa;
  2. Todos os dias há alterações nos Bancos, e esses Bancos vão crescendo exponencialmente;
  3. Você é um “backup paranoid“;
  4. Portanto, tem que ter backup do arquivos fontes de seus sites, além de banco de dados é claro.

Tá até ai blz, realmente com esse caso será necessário utilizar alguma tecnologia de backup, pois bem, o Gmail pode ser essa tecnologia. Como? Simples:

  • No seu servidor web, você cria um script que irá fazer a compactação em um arquivo da aplicação X (arquivos html, php, jsp…) e fazer o dump da respectiva base de dados.

# cd /var/www/htdocs/aplicacaoX
# mysqldump –password=”minhasenha” BD_aplicacaoX > BD_aplicacaoX.sql
# tar -cf backup_aplicacaoX.tar *
# gzip backup_aplicacaoX.tar
# mv backup_aplicacaoX.tar.gz /tmp

  • Após este arquivo estar criado e armazenado em um diretório temporário, iremos utilizar o comando mutt, para enviar este arquivo como anexo em uma mensagem de email, diretamente para uma conta do Gmail, previamente criada para esta finalidade.

# mutt -s “BACKUPS_SERVER” -a backup_aplicacaoX.tar.gz meuemail@gmail.com < /etc/gmail_msg.conf

O arquivo /etc/gmail_msg.conf contém apenas o corpo da mensagem. Nele você pode colocar o que você quiser, é opcional escrever algo nele também.

Com isso, ao invés de ter algumas cópias do Banco de Dados, e das aplicações em vários locais, pode-se criar um backup diário que pode ser facilmente puxado online.

Mas, como controlar a sua caixa de entrada do Gmail, para não lotar com tantos arquivos, durante dias, semanas e meses a fio?

Aqui que entra os perfils de configuração do Gmail, os chamados settings, ou melhor, os filters.

Vamos aos settings:

  • criamos um filtro baseado no assunto da mensagem com o nome BACKUPS_SERVER (o mesmo assunto de quando você enviou o arquivo) e aplicamos a regra para apagar imediatamente esses emails.
  • O Gmail então passa a executar essa regra. A política do Gmail é a de apagar todas as mensagens que estejam na Lixeira com mais de 30 dias.
  • Com isto, temos um sistema de backups seguros dos últimos 30 dias.

Claro que podem fazer isto semanalmente ou com a periodicidade que você entender. É só jogar esses comandos na crond.

Se tiver medo de que não seguro seus dados sensíveis estarem a viajar por email, basta acrescenter alguns comandos para encriptar os arquivos com TrueCrypt. Este é um programa open-source e freeware muito bom para encriptação de arquivos e partições.

Deixe algum comentário se resolver colocar isso em prática também.

Renomear vários arquivos ao mesmo tempo – Fácil

Já publicamos uma dica para isso, como renomear vários arquivos ao mesmo tempo por meio de software específico. Porém existe uma outra solução bem mais simples, lembrando que estamos falando de arquivos no Windows, veja:

Opção 1:

Para renomear arquivos em lote, siga os seguintes passos:

1) Abra o Windows Explorer.

2) Encontre a pasta com os arquivos a serem renomeados.

3) Selecione os arquivos que devem ser renomeados.

4) Com os arquivos selecionados, aperte a tecla F2.

5) Você vai notar que o primeiro arquivo da lista tornou-se editável. Dê um novo nome ao arquivo e aperte a tecla Enter.

Pronto: Agora todos arquivos serão automaticamente renomeados e numerados em relação ao nome dado ao primeiro arquivo. Por exemplo, se você deu o nome “arquivo.jpg” ao primeiro documento, os outros serão renomeados para “arquivo(1).jpg”, “arquivo(2).jpg” e assim por diante.

Opção 2

Como renomear somente as extensões? Mais simples ainda.

1. Abra o bloco de notas (notepad.exe).

2. digite:

ren *.extensão atual *.nova extensão

por exemplo:

ren *.jpg *.pdf

3. Salve o arquivo como tipo .bat (só alterar o tipo do arquivo na caixinha abaixo onde se dá o nome do arquivo).

4. Rode o arquivo dentro da pasta onde estão os arquivos que você quer alterar a extensão, e pronto, todas as extensões serão alteradas… simples assim

Livro de Receitas – do filme Estômago

Olhe, a idéia foi a seguinte: juntaram o povo desse negócio de blog – blog de comida, né – e pediram para eles assistirem o filme.

Eles assistiram, gostaram, muitos elogios, e daí depois eles do blog inventaram receitas inspiradas no filme, percebe? Filme de comida dando idéia pra fazer uns pratos de comida.

Então. Daí que o povo dos blogs criou, por exemplo, o “Filé do Etecetera”, a “Coxinha da Íria (devia de ser coxão, eita saudade), e um monte de outros pratos. Os melhores, a gente pôs aqui, nesse livro.

Depois, se der certo, se as pessoas gostarem e disserem “gostei, viu?”, daí capaz da gente publicar em página escrita mesmo, não sabe? Mas por enquanto, é aqui. É gostoso. Vocës vão comer de limpar o prato. E melhor ainda: é tudo receita que dá certo. Não igual aquelas receitas que a gente vê na televisão, que fica linda na tela, mas depois quando a gente faz nas panelas, fica pior que dançar com irmã em formatura.