Web 2.0

Web 2.0 é o termo cunhado por alguns para descrever a próxima geração de aplicações e negócios baseados na web.

O que fazer para tornar ou criar um negócio ou site web 2.0?

1. Pensa na web como uma plataforma. De serviço. De colaboração livre e irestrita.
2. Habilite o poder do Long Tail.
3. Use o poder de geração de conteúdo dos seus usuários
4. Permita que o usuário tenha controle. Dissipe o controle.
5. Permita que seu software evolua a medida que é mais utilizado pelos seus usuários. Mude sempre e melhore sempre. Um pouco a cada dia.
6. Foque na experiência do usuário!
7. Foque ainda mais da experiência do usuário! Descubra porque o Google Maps é melhor que o Yahoo Maps ou o Mapquest e você entenderá.
8. Confie nos seus usuários. São eles que estão no comando. Pode acreditar.
9. Priorize Web Service e não software fechados, monolíticos que ninguém além de você pode mexer e usufruir.
10. Incentive a participação do usuário em todos os níveis (ou quase todos) do seu negócio.
11. Seja criativo. “A imaginação é mais importante que o conhecimento” – Albert Einstein.

Lembre-se…
• O que vale é o conteúdo
• O conteúdo é texto, vídeo, áudio, perfis…é o direito de opinar
• A web é a plataforma
• A comunidade produz junta
• A experiência do usuário é o que importa
• O usuário tem o poder. Poder dissipado entre muitos usuários
• O Brasil é o país das comunidades virtuais que ainda não se descobriram profissionais, infelizmente.
• Boba será a empresa que não abrir os olhos para este potencial
• Boba será a empresa que acreditar apenas em vender PC´s, ou Softwares de prateleira.
• Não deixe para amanhã o que você pode colocar no ar hoje.
• Steve Jobs não é bobo.
• Bill Gates também não, só tem mais dinheiro em caixa e está deixando o barco passar.
• Não seja ganancioso.
• Se algo parecer bom demais, provavelmente é bom mesmo.
• A Internet não vai sumir.
• Idéias custam pouco. O importante é a execução.
• Sempre pense no negócio. Nunca lique o piloto automático.
• Atinga a zona de lucro cedo e continua lá.
• Introduza processos de negócio cedo (disciplina), mas não os transforme num peso para o negócio.
• Nunca se comprometa se baseando na qualidade do trabalho de novos funcionários.
• Tome as decições difíceis o mais cedo possível e supere os problemas com rapidez.
• Pense como um consumidor.
• As melhores idéias de negócio são aqueles com modelos de receitas consistentes.
• Mantenha seus clientes perto de você. Faça deles seus amigos.
• Não alimente esperanças. Se ver que o negócio não vai dar certo, termine e parta para outro.
• Aprenda com as experiências.
• Seus funcionários são, antes de mais nada, as peças que fazem seu negócio funcionar. Trate-os bem.
• Aproveite o poder de pessoas conectadas em prol do seu negócio. Alavanque-o com isso.
• O lucro deve ser conseguencia, não objetivo.

One thought to “Web 2.0”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *