A idéia não é minha, porém testei e gostei, e resolvi compilar aqui os procedimentos…
How-to: Como usar o Gmail como servidor de Backup
Acredito que muita gente seja fã do Gmail, e por diversos motivos como por exemplos as diversas configurações que o mesmo permite (settings), o módulo de “chat” também é muito utilizado, sem falar na quantidade enorma de Ajax, que torna a experiência de navegação no Gmail fantástica (isso sem citar o espaço disponibilizado).
Tá chega de rasgar seda, e vamos ao que realmente importa, como que eu posso tirar o máximo proveito desses recursos? Ou como usar o Gmail como um repositório de backups?
Imaginemos o seguinte caso real:
- Você desenvolve aplicações web PHP/JAVA/MySql/Postgresql… para a empresa;
- Todos os dias há alterações nos Bancos, e esses Bancos vão crescendo exponencialmente;
- Você é um “backup paranoid“;
- Portanto, tem que ter backup do arquivos fontes de seus sites, além de banco de dados é claro.
Tá até ai blz, realmente com esse caso será necessário utilizar alguma tecnologia de backup, pois bem, o Gmail pode ser essa tecnologia. Como? Simples:
- No seu servidor web, você cria um script que irá fazer a compactação em um arquivo da aplicação X (arquivos html, php, jsp…) e fazer o dump da respectiva base de dados.
# cd /var/www/htdocs/aplicacaoX
# mysqldump –password=”minhasenha” BD_aplicacaoX > BD_aplicacaoX.sql
# tar -cf backup_aplicacaoX.tar *
# gzip backup_aplicacaoX.tar
# mv backup_aplicacaoX.tar.gz /tmp
- Após este arquivo estar criado e armazenado em um diretório temporário, iremos utilizar o comando mutt, para enviar este arquivo como anexo em uma mensagem de email, diretamente para uma conta do Gmail, previamente criada para esta finalidade.
# mutt -s “BACKUPS_SERVER” -a backup_aplicacaoX.tar.gz meuemail@gmail.com < /etc/gmail_msg.conf
O arquivo /etc/gmail_msg.conf contém apenas o corpo da mensagem. Nele você pode colocar o que você quiser, é opcional escrever algo nele também.
Com isso, ao invés de ter algumas cópias do Banco de Dados, e das aplicações em vários locais, pode-se criar um backup diário que pode ser facilmente puxado online.
Mas, como controlar a sua caixa de entrada do Gmail, para não lotar com tantos arquivos, durante dias, semanas e meses a fio?
Aqui que entra os perfils de configuração do Gmail, os chamados settings, ou melhor, os filters.
Vamos aos settings:
- criamos um filtro baseado no assunto da mensagem com o nome BACKUPS_SERVER (o mesmo assunto de quando você enviou o arquivo) e aplicamos a regra para apagar imediatamente esses emails.
- O Gmail então passa a executar essa regra. A política do Gmail é a de apagar todas as mensagens que estejam na Lixeira com mais de 30 dias.
- Com isto, temos um sistema de backups seguros dos últimos 30 dias.
Claro que podem fazer isto semanalmente ou com a periodicidade que você entender. É só jogar esses comandos na crond.
Se tiver medo de que não seguro seus dados sensíveis estarem a viajar por email, basta acrescenter alguns comandos para encriptar os arquivos com TrueCrypt. Este é um programa open-source e freeware muito bom para encriptação de arquivos e partições.
Deixe algum comentário se resolver colocar isso em prática também.