Provavelmente você conhece o termo DevOps e possua dúvidas, acerca do que realmente se trata.
Há quem defenda relacionar-se a uma cultura, outros apostam que seja uma metodologia, há quem diga ser um cargo, alguns veem como uma nova forma de pensar. Estudiosos consideram que termo DevOps está em evolução. Neste momento, portanto, não cabe uma compreensão limitada.
A palavra DevOps originou-se da necessidade de agilizar entregas na área de tecnologia da informação, aperfeiçoando a comunicação, colaboração e integrando desenvolvedores e administradores de infraestrutura. Com estas exigências, novas ferramentas surgiram. DevOps une as palavras desenvolvimento (DEVelopment) e operações (OPerationS), seus efeitos ocorrem a partir da união de ferramentas e mudança de mindset, visando organizar processos de forma a otimizar ganhos.
É necessário construir uma ponte entre os departamentos de uma empresa, para que consigam de forma disciplinada seguir processos e potencializar seus resultados.
Os benefícios da cultura DevOps são surpreendentes. De modo macro, contribui na alta produtividade, elevada qualidade na entrega de software e menor custo de produção:
- Melhoria na eficiência de negócio;
- Ampliação da satisfação de clientes;
- Prolongamento do tempo de permanência da aplicação no ar;
- Incremento de agilidade do negócio;
- Alta na conversão de clientes;
- Aumento do valor para o negócio;
- Redução de custos de T.I;
- Elevação da produtividade e na satisfação dos funcionários.
Observa-se ainda que a capacidade de pesquisa e inovação da empresa é aprimorada, visto que os colaboradores são incentivados a aperfeiçoar os produtos e serviços, por vezes, saindo de sua zona de conforto na busca de soluções criativas.
O e-Book 4DevOps – em 3 fases tem como objetivo nortear quem pretende adotar a cultura DevOps em sua área de T.I.
- Tamanho: 11 MB
- Download: https://1drv.ms/b/s!AgxQcstkT7fPge8nMsS_zTyxGPjmUA