Casa de Chico Mendes

A Casa de Chico Mendes, em Xapuri, no Acre, é o local onde viveu e morreu um dos mais importantes líderes sindicais e ambientalistas do Brasil, Chico Mendes. Chico tem uma história de luta em defesa da Floresta Amazônica e dos povos que dependem dela para sobreviver.

A casa singela, de traços quase infantis, tem apenas 4m de largura, tábuas verticais (inclusive portas e janelas) e telhado em formato de V. Ela está exatamente como no último dia de vida do ambientalista. A museografia descreve a tragédia, com textos e legendas, do passo a passo da morte de Chico.

O local é mais que um museu: é símbolo da luta contra a injustiça social e a devastação da Amazônia. Por isso, tornou-se um lugar de peregrinação de quem vai à cidade natal de Chico Mendes.

Para reforçar e preservar essa importante parte da história do País, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o local, em 2011, como Patrimônio Cultural Nacional no Acre.

Em fevereiro de 2015 a casa do líder seringueiro Chico Mendes, assim como o Centro de Memórias Chico Mendes, foram completamente tomados pelas águas do Rio Acre, quando nível do manancial na cidade chegou a 16,50 metros. Os objetos da casa e material que estavam no Memorial aos Seringueiros foram retirados e transferidos para o Museu de Xapuri.

Em abril de 2016, mais de um ano após a enchente histórica, a obra de revitalização da casa onde morou e morreu o líder seringueiro foi iniciadaApós quase dois anos de obras, a casa de Chico Mendes reabriu em junho deste ano, voltando a receber visitas de turistas, estudantes e curiosos.

Pesquisando sobre essa reforma, consegui a planta baixa do projeto de reforma, deixo aqui registrado, é uma ideia interessante para construir em áreas rurais…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *