Sun – Project Blackbox

A Sun Microsystems mais uma vez inovando, lançou um produto chamado Projeto Blackbox.

É um Data Center Portátil, montado dentro de um container. É, literalmente, um datacenter-in-a-box, com 2,4m de largura e 6m de comprimento, pesando mais de 10 toneladas.

A caixa contém todos os recursos necessários para seu funcionamento, incluindo sistema de refrigeração e de combate a incêndio; e não é necessário desempacotá-la para usar, bastando conectar a Blackbox a sistemas de fornecimento de energia elétrica e de água (refrigeração) e à rede local, usando fibras ópticas. A Blackbox suportou muito bem testes de abalos sísmicos de 6.7 graus de magnitude, uma característica importante na Califórnia, no Japão e em outras localidades.

As portas em cada extremidade do container abrem para um corredor central, com quatro racks de sistemas de computação em cada lado, que podem ser deslizados como gavetas, para fins de manutenção.

O Blackbox contém 252 servidores Sun, cada um com duas CPUs AMD Opteron dual-core, um switch Cisco 6509 e sistemas Digi Etherlite para gerenciamento de consoles. A caixa oferece 7TB de memória RAM e mais de 2PB (petabytes) de espaço de armazenamento. A alimentação elétrica da Blackbox deve ser de 600 ampéres, 208V AC trifásico.

O primeiro cliente beta do produto é o Stanford Linear Accelerator Center (SLAC), que recebeu seu mais novo data center em um caminhão, para um programa de pesquisas em físicas de altas energias. O Blackbox vai aumentar em um terço o potencial de processamento do centro de pesquisa, que esgotou a capacidade do sistema de refrigeração do data center atual. O SLAC vai ligar o Blackbox através de conexões de fibra de 10Gbps.

O SLAC disponibilizou uma visão da Blackbox via webcam e a Sun disponibilizou vídeos de testes com a Blackbox, que tem aplicações militares, em pesquisas sísmicas e geológicas, em instalações temporárias ou semipermanentes e em cenários de recuperação de desastres ( disaster recovery), entre outras.

Veja os vídeos sobre o projeto, fotos e um documento PDF.

O conceito de data center modular não é recente e já há algum tempo, o Google patenteou o “ data center modular“.

Fonte: http://alexsm.blogspot.com/

This entry was posted in Artigos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *