in HowTo - Como fazer

HowTo: Subversion – Ignorando arquivos estranhos

Olá pessoal,

O objetivo deste HowTo não é fazer definição do que é Subversion, controlador de versão, SVN, Tortoise e etc… isto você deve saber, ou pode verificar excelentes outros posts a respeito:

A idéia aqui é dar uma dica pra você na hora de fazer o versionamento de arquivos de projetos web, editados no Dreamweaver.

Tenho usado Subversion a algum tempo, e um detalhe que muitas vezes não damos conta na hora de fazer um ADD de um projeto, é justamente os arquivos que não se devem fazer o versionamento.

Se você, assim como eu, utiliza Dreamweaver para realizar a edição de seus sites, já deve ter percebido que o DW cria vários arquivos e pastas dentro do seu projeto, para organização interna dele, como sincronização, notas de design e assim por diante.

E o Windows contribui adicionando outros arquivos, no meu aparece uns que parece referir-se a um tal de Microsoft Visual Fonte Segura, um programa que nunca utilzei.

O pior mesmo é um tal de Thumbs.db que é modificado toda vez que você abrir seus arquivos pelo Windows Explorer, então o Tortoise sempre acha que precisa atualizar e vai manter as grandes exclamações vermelhas sobre seus arquivos.

Estes arquivos realmente não precisa entrar no controlador de versão, portanto precisamos de dizer SVN que deve ignorá-los.

Minha lista de arquivos a serem ignorados:

  1. _notes folder – usado pelo Dreamweaver
  2. dwsync.xml – criado pelo Dreamweaver dentro da pasta _notes
  3. Thumbs.db – criado pelo Windows
  4. vssver.scc – criado por um tal de Visual Source Safe.
  • Abra o Windows Explorer e vá para a pasta raiz de seu projeto.
  • Clique com o botão direito e escolha Tortoise-> Propriedades.
  • Adicione um nome de propriedade svn:ignore e, em seguida, adicione a lista de arquivos a serem ignorados (lista acima), um em cada linha.
  • Por último, marque a caixa “Aplicar propriedades recursivamente ” e clique em OK.
  • Agora faça um Commit sobre essas mudanças.
  • Em seguida, exclua os arquivos que já estão lá. A maneira mais simples de fazer isso é usar o Windows Explorer, pesquisar para encontrar todos esses arquivos na pasta de seu projeto, em seguida, selecione todos, clique com o direito e selecione Excluir no menu do Tortoise. Mais uma vez, lembre-se de fazer um Commit sobre essas mudanças.

Agora sim, você vai ver que o SVN comporta-se melhor…

Referências: http://rynoinstereo.com/?p=1

Write a Comment

Comment

  1. Por este esquema acima será que tem como fazer ignorar listas de extenções também, exemplo *.dcu

  2. O tal de Visual Source Safe é o controle de versionamento da MS, que o dreamweaver dá suporte (Não lembro qual versão começou isso)