Aplicações Open Source para transformar a educação

Enquanto alguns educadores rapidamente compreendem o potencial de software de código aberto, muitos outros têm hesitado em se afastar da zona confortável de aplicações comerciais.

No entanto, isso está mudando. Mais professores e instituições estão agora participando de organizações como Schoolforge, a Fundação Open Source para Educação e Escolas Open Source. Esses educadores estão começando a ver que a filosofia open source tem o poder de transformar a educação em vários aspectos.

Em primeiro lugar, as escolas podem usar aplicativos de código aberto para substituir o software comercial caro e liberar recursos para outros fins. Por exemplo, openSIS executa as mesmas tarefas que programas de administração escolar de código fechado (agendamento, notas, boletins, atendimento, etc), reduzindo o custo total de propriedade em até 75% por cento.

Em segundo lugar, aplicativos de código aberto estão mudando a maneiras de alunos e professores interagirem e algumas instituições, nomeadamente o MIT e a Universidade de Berkeley, ter utilizado o conceito de ensino a distância open source.  Como membros do Consórcio OpenCourseWare , eles disponibilizam o conteúdo de alguns cursos gratuitamente, de modo que qualquer pessoa no mundo pode se beneficiar de seus conhecimentos.

Finalmente, o software de código aberto dá aos educadores mais opções do que nunca. Hoje, os instrutores têm dezenas, se não centenas, de opções de aplicativos de código livre e aberto que os ajudam a apresentar lições sobre tudo, desde aprender o ABC até sobre a modelagem das interações complexas de moléculas durante os processos bioquímicos.

Confira no link abaixo uma pequena amostra das aplicações de código aberto disponíveis para ajudar os educadores a ensinar e inspirar seus alunos.

Link: http://www.datamation.com/osrc/article.php/3831751/55-Open-Source-Apps-Transforming-Education.htm

This entry was posted in Artigos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *